A gestão de Compliance no ABC Brasil
Tem como objetivo evitar que a instituição receba sanções legais ou regulamentares, perda financeira ou perda de reputação, como resultado do não cumprimento de leis, regras e normas.
O ABC Brasil possui fluxo estruturado para o tratamento de normas, abrangendo as etapas de captura, distribuição, acompanhamento e cumprimento, sendo que todos os processos estão definidos em normativos internos. A estrutura e fluxo para tratamento do risco regulatório envolvem diversas áreas da instituição e são compostos por: (i) estrutura de três linhas de defesa; (ii) acompanhamento de projetos de lei, editais e consultas públicas; (iii) captura de novas normas e definição de planos de ação; (iv) relacionamento com reguladores e entidades de representação; (v) acompanhamento de planos de ação; e (vi) controle de cumprimento de decisões judiciais e de eventuais Termos de Ajustamento de Conduta em ações civis públicas.
Além disso, a classificação e priorização dos riscos da instituição seguem a metodologia de controles internos do ABC Brasil, realizando o monitoramento das exposições, a avaliação antecipada do impacto de novas operações ou diferentes cenários de mercado e a comparação com os resultados efetivos, para identificação das fontes de desvio e reavaliação do modelo.
Internamente, ações preventivas são adotadas pelo ABC Brasil, entre elas a leitura obrigatória das políticas por parte dos colaboradores, que declaram estarem cientes das mesmas, e a realização de treinamentos obrigatórios, tanto presenciais quanto virtuais e/ou eletrônicos, e acompanhamentos dos processos e procedimentos sobre o tema.
No processo de onboarding dos colaboradores, alguns treinamentos são obrigatórios:
- PLD – Prevenção a Lavagem de Dinheiro
- Segurança da Informação
- Risco Operacional
- Programa Integridade – Lei Anticorrupção
- Suitability – Derivativos
- Investimentos Pessoais
- Proteção de Dados
- Código de Ofertas Públicas
- Código de Distribuição de Produtos de Investimentos
- Compliance
Além dos treinamentos, é disponibilizado online um Guia de Compliance, no qual o colaborador tem acesso aos temas: Política de Investimentos Pessoais, Conflito de Interesses, Abuso de Mercado, Políticas Corporativas, Integridade & Anticorrupção e o Canal de Denúncias.