Gestão de Riscos Socioambientais e Climáticos

Gestão de Riscos Socioambientais e Climáticos no ABC Brasil

O ABC Brasil acredita na relevância da responsabilidade de avaliar a contraparte, de forma a identificar e mitigar possíveis riscos sociais, ambientais e climáticos.

A governança da gestão do risco socioambiental e climático está alinhada aos objetivos estratégicos, delineados pelo posicionamento de Responsabilidade Socioambiental e Climática do Banco, explicitados através de sua Política (PRSAC).

A avaliação do risco socioambiental e climático está vinculada à autoridade do Comitê de Crédito, que é o responsável final pela aprovação das condições de relacionamento do Banco com seus clientes.

O Risco Socioambiental e Climático tem a característica da transversalidade a outros riscos. Presente principalmente por conta das atividades de seus clientes e seus impactos sociais, ambientais e climáticos. Tais impactos, caso não gerenciados adequadamente podem desencadear ressarcimento de danos ou pagamento de multas, atrasar ou interromper projetos em andamento, adaptação do seu negócio ou mesmo afetar a capacidade de pagamento dos clientes podendo refletir em risco de crédito, risco legal, risco reputacional, risco de mercado e liquidez, risco operacional.

Adicionalmente, o Banco deve também evidenciar sua diligência na avaliação destes relacionamentos e entende que para adequado gerenciamento dos riscos socioambientais e climáticos, deve-se haver uma Governança apropriada.

 

Processo de Análise de Riscos Socioambientais e Climáticos

O ABC Brasil conta com uma área de riscos socioambientais e climáticos, responsável pelo estabelecimento de diretrizes e metodologias de avaliação de riscos socioambientais e climáticos e atua também como área técnico-consultiva na realização de avaliações específicas.

Os gerentes comerciais, como responsáveis primeiros pelos relacionamentos, devem ter compreensão dos riscos socioambientais e climáticos de seus clientes e da forma como estes podem impactar o banco, além de acompanharem de perto informações relevantes sobre mudanças em tais riscos. Este processo de integração com os riscos sociais, ambientais e climáticas é levado no Onboarding Comercial. Além disso, elabora conteúdos e aplica treinamentos paras as áreas de Crédito e PLD envolvidas no processo. A área ainda dá apoio ao Jurídico na elaboração de cláusulas socioambientais e climáticos, uma vez que todos os nossos clientes possuem estas cláusulas nos contratos.

A avaliação do risco socioambiental e climático (RSAC) é parte integrante do processo de concessão de crédito aos clientes, utilizando-se para tanto de dados capturados em base públicas oficiais, informações em mídias e fornecidas pelos clientes. A metodologia implementada de avaliação dos RSAC inclui análise de perfil de risco com base em um processo de rating interno socioambiental e climático que é executado pelo time de Crédito, tendo apoio técnico-consultivo a área de Risco Socioambiental e Climático em casos identificados de maior complexidade.

Adicionalmente, o ABC Brasil instituiu uma Lista Proibida com setores e situações que o banco não opera.

Clique aqui para conhecer integralmente nossa Lista Proibida.

No infográfico abaixo é possível observar as etapas do processo de avaliação do RSAC:

  1. PLD – área de Prevenção a Lavagem de Dinheiro
  2. RSA – área de Risco Socioambiental e Climático
  3. QSA – Questionário Socioambiental é condicionado aplicado para clientes com atividades com Alta Exposição Climática

Conheça a Governança do Gerenciamento dos Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos em nosso Relatório GRSAC: