Disposições Gerais

As atividades bancárias são baseadas na existência de confiança mútua e na confiança do público em geral. Assim sendo, é essencial que todo colaborador do Banco e Empresas afiliadas (Grupo ABC) comportem-se dentro dos mais altos e adequados padrões de conduta.

Este conjunto de Normas de Conduta descreve os padrões básicos esperados e necessários em nosso comportamento tanto dentro como fora do Banco.

Cada membro do quadro de funcionários do Grupo ABC deve receber uma cópia desta Norma, sendo necessário que cada um de nós, dentro de nossas áreas de responsabilidade, assegure o seu cumprimento para que o valor e a integridade do Grupo ABC sejam mantidos.

A Norma deverá ser lida conjuntamente com os Regulamentos Internos dos Funcionários, seu contrato de trabalho e toda e qualquer legislação aplicável a cada uma das unidades operacionais.

Caso leis ou normas de âmbito local venham a determinar parâmetros mais exigentes de conduta do que os apresentados neste Normativo, os mesmos deverão ser priorizados e obedecidos.

Assim sendo, as normas de âmbito local mais detalhadas, se não conflitantes com este Normativo, deverão ser mantidas.

As expectativas dos clientes são de que o Grupo ABC venha a demonstrar um alto padrão de legalidade e valores éticos e é obrigação de cada um seguir, não apenas o conteúdo explícito, mas também o espírito implícito das exigências legais e da presente Norma. Como funcionário ou colaborador do Grupo ABC você deve guiar-se pelos princípios constantes desta Norma.

Caso algum funcionário ou colaborador tenha alguma dúvida sobre os conceitos e critérios aqui estabelecidos, deve consultar seu superior imediato que, caso seja necessário, consultará o Departamento de Recursos Humanos.