Presentes

Você não poderá pedir ou aceitar para si ou para um parente, assim como oferecer a cliente ou cliente em potencial, a participante em negociação, fornecedor ou contratado de qualquer empresa do Grupo ABC, qualquer favor, presente, serviço, entretenimento ou outro benefício cujo valor ou frequência exceda os contatos comerciais normais; principalmente presentes em dinheiro ou de fácil liquidez.

Você não deverá receber qualquer coisa que possa vir a influir (ou que outros acreditem que possa influir) no seu julgamento independente, comercial, na reputação do Grupo ABC ou no cumprimento de suas obrigações.

Entretenimento comercial normal quando recíproco ou a aceitação de presentes com valor monetário inferior ao equivalente a US$ 100.00 (cem) dólares norte-americanos (frequentemente com finalidade promocional ou de relações públicas ou quando do evento de festas tradicionais) são permitidos, mas em caso de dúvida, contate o seu Gestor para orientação.

Em caso de recebimento de presente ou benefício não solicitado, que viole as presentes diretrizes e que você acredite que uma devolução possa ter efeito prejudicial num relacionamento comercial, solicite orientação, por escrito, ao seu Gestor, à Vice-Presidência e à Recursos Humanos.

Quando os próprios gestores necessitarem de orientação ou aprovação, a mesma deverá ser obtida de seus superiores imediatos, da Vice Presidência e da área de Recursos Humanos.