Nossa História

Amplo portfólio de produtos, ágil processo decisório e profunda expertise na análise de crédito

Atualmente está estruturado como um partnership de gestão local com suporte de um controlador internacional, complementada com alinhamento de longo prazo e um alto padrão de transparência e governança corporativa.

1989

O ABC Brasil iniciou suas atividades em 1989, através de uma joint-venture do Arab Banking Corporation e do Grupo Roberto Marinho, da qual originou o Banco ABC Roma S.A., atuando em crédito corporativo e tesouraria.

1991

Em 1991, a atual administração tomou posse, contando com executivos brasileiros de grande experiência no segmento financeiro.

1997

Em 1997, o Arab Bank Corporation adquiriu a participação acionária do Grupo Roberto Marinho, tornando-se o acionista controlador e criando uma estrutura de partnership na qual os executivos tornaram-se acionistas minoritários com participações relevantes, alinhando interesses de longo prazo. Neste movimento, o banco passou a se chamar Banco ABC Brasil S.A.

2007

Em 2007, o ABC Brasil realizou sua oferta pública inicial de ações, passando a ser listado no Nível 2 de Governança Corporativa da B3, aumentando sua base de acionistas, reforçando sua governança corporativa e ampliando sua transparência com o mercado.

2013

Em 2013, deu início às operações do Banco de Investimentos, com Debt Capital Markets (DCM) e Fusões & Aquisições (M&A), de forma a auxiliar nossos clientes na captação de recursos junto aos mercados e na tomada de decisões estratégicas em operações de fusões e aquisições.

2019

Em 2019, iniciou  a operação em um novo segmento de clientes, o Middle, atendendo empresas com faturamento anual de R$30 a R$300 milhões. Neste mesmo ano, acrescentou duas áreas à sua plataforma de Banco de Investimentos: Project Finance, focada na estruturação financeira de projetos; e Equity Capital Markets (ECM), a fim de apoiar seus clientes em ofertas de ações em bolsa de valores.

2020

Em 2020, passou a ofertar soluções de Comercialização de Energia, servindo tanto a geradores quanto a consumidores. Deu início também ao ABC Link, distribuindo serviços financeiros por meio de correspondentes bancários parceiros. No ano seguinte, em 2021, constituiu sua Corretora de Seguros, passando a auxiliar seus clientes na contratação de soluções visando a mitigação de riscos.

2022

Já em 2022, iniciou a operação da área de Credit Recovery, atuando na análise e precificação de carteiras de crédito não performadas e na inteligência de gestão de recebíveis. Além disso, estruturou a área de ESG, com a criação de seu Comitê de Sustentabilidade.

2023

Em 2023, efetuou a reorganização da área de Banco de Investimentos, com a criação da ABC Brasil Investment Bank, veículo controlado pelo ABC Brasil e tendo seus principais executivos como parte de uma estrutura de partnership, contribuindo para a atração, incentivo e retenção de talento.

2024

Durante todos estes anos, o ABC Brasil evoluiu, cresceu e se especializou, e em 2024, apresentou seu novo posicionamento de marca, tão forte quanto sua história.